Foz do Iguaçu - Ahhhh, o Paraguay...

Ao atravessar a fronteira e chegar ao Paraguay, tive a sensação de ter cruzado os limites da realidade. Cidad del Este parece ser o cenário de um filme de ficção científica pós apocalíptico. Algo como Matrix ou Blade Runner. É impressionante o contraste entre marcas luxuosas, táticas avançadas de varejo 3.0 e a simplesmente definida muambice.

Graças ao bom Deus, eu e minha namorada estávamos acompanhados por dois especialistas locais que nos guiaram muito bem. Eu acabei não levando quase nada, só ganhei um saco de Yerba Mate (3,50 reais) da minha namorada e comprei um absinto de 89,9% de álcool (17 dólares) que está guardado no meu quarto para um momento muito especial. Já minha namorada comprou um conjunto de pincéis de maquiagem e alguns cosméticos. Para nós o que valeu mesmo foi o passeio pelas lojas
luxuosas como a Sax e o Shopping Monalisa e pelas barracas de muamba na rua. Na verdade, tudo o que aprendi em um semestre de trademarketing na ESPM-SP não se compara ao que aprendi em um dia no Paraguay. A estratégia que mais me chamou a atenção foi a da foto ao lado, relevante aos uniformes das vendedoras. Acho que quando for dono de um negócio vou fazer a mesma coisa, porque a loja estava bombando.

Devo dizer que os preços estavam muito abaixo do que encontramos no Brasil, mas as coisas não estavam tão baratas assim... A real é que valeria muito mais a pena comprar coisas no Stand Center ou na Santa Ifigênia em SP. Com relação as coisas de marca, vale muito mais a pena ir ao Duty Free na fronteira argentina, que é um lugar muito legal, organizado e cheio de variedades, além do transporte ser gratuito (ligue 08006454434 e chame o transfer que te busca no hotel).

Bom, para chegar ao Paraguay, dependendo do dia, vá cedo e de van. A infraestrutura é medonha, o trânsito caótico e a quantidade de gente é enorme. Se estiver chovendo, que pena, você se fudeu. Mas de tudo no Paraguay, se eu puder dar um conselho, é o seguinte: no Shopping Del Este, ao lado da fronteira, existe um restaurante italiano quase que no último andar, ao lado do Ali Babá. Lá a comida é boa, e digo isso sendo descendente de italianos. Vale a pena. Enfim, isso é tudo sobre o Paraguay.

Nenhum comentário:

Postar um comentário