Bahia Charuto Turismo

Escrevi o título desse post do mesmo jeito que procurei essa informação incontáveis vezes no Google. Assim, finalmente, o pessoal consegue achar alguma coisa sobre as visitas às fábricas de charuto do Recôncavo Baiano.


Muita gente que vai para o Caribe visita fábricas de charutos e acha muito legal a experiência. Agora, pouca gente sabe que o Recôncavo Baiano é uma excelente região produtora de charutos premium.

Se você está em busca de um programa turístico associado à produção de charutos da Bahia, recomendo uma visita à fábrica Dannemann no município de São Félix (+- 120km de Salvador). Ao lado de São Félix fica a cidade histórica de Cachoeira. É um passeio para o dia inteiro, que pode agradar todos os gostos.

Entretanto, se você está mais interessado na questão dos charutos em si, eu recomendo outro passeio, que foi o que eu fiz.


Na cidade de São Gonçalo dos Campos (+- 120km de Salvador também) está a fábrica de charutos Menendez e Amerino. Para quem não sabe, essa é a fábrica de grandes rótulos nacionais como Alonso Menedez, Aquarius e o famoso Dona Flor. E o dono da fábrica, o cubano Félix Menendez, é o herdeiro de uma das famílias mais influentes no ramo de charutos mundial! O charuto cubano Monte Cristo, tido até hoje como um dos melhores do mundo, era do pai de Félix, até Fidel chegar ao poder em Cuba.

Se você quiser fazer como eu e visitar a fábrica de Menendez e Amerino, tenho algumas recomendações para você:

A 1ª é que o horário de almoço da fábrica começa às 11 e termina às 13, então fique ligado na hora que

A 2ª é que a cidade de São Gonçalo dos Campos é uma merda. A cidade é tão merda, mas tão merda, que não tem sorvete Kibon e chiclete Babalú. Tendo isso dito, acho desnecessário dizer que almoçar lá não é uma boa ideia.
você quer ir.

A 3ª é que você não se preocupe com a localização exata do fábrica, porque todo mundo da cidade sabe onde fica.

E a 4ª e última é que você vá depois do almoço, quando é quase certeza que o senhor Félix Menendez vai estar por lá.

Tendo tudo isso dito, se você for a fábrica, vai participar de uma das experiências culturais mais enriquecedoras da sua vida. A visita é gratuita e não precisa ser agendada com antecedência.

Quando fui à fábrica, fiz questão de conhecer o senhor Félix Menendez, que acabou me mostrando a fábrica pessoalmente, junto com seu master blender, Arthur, um velho cubano que participou da invasão da Baía dos Porcos (do lado dos invasores).

A melhor parte de tudo, foi, no final do passeio, fumar um bom Dona Flor tomando um café e conversando com Félix Menendez e o senhor Arthur. Falamos muito mal do comunismo e, pela primeira vez na minha vida, eu ouvi coisas sobre Cuba da opinião de um refugiado. Até minha namorada que não é muito fã de charutos achou a experiência incrível!


11 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, vou fazer esta visita, valeu.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,não sei onde você procurou por estes maravilhosos produtos,mas posso lhe garantir que existem sim.
    Falta de educação tamanha chamar o local que visitou de merda,local onde ao que parece foram solícitos com você.
    São Gonçalo é uma agradável cidade do interior,com pequenos mas honestos locais onde poderia ter feito sua refeição.
    No mais,sugiro um que visite novamente,caso não deseje seja menos mal educado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As informações sobre os charutos foram preciosíssimas, porem penso que o autor pecou nos comentários deselegantes em relação à cidade...

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Cara, obrigado pela postagem, vou fazer este mesmo roteiro em Março/2016, passando também por Cruz das Almas e São Félix. Realmente é muito difícil encontrar informações sobre esta região na internet. O governo do estado da Bahia sem dúvida está perdendo uma grande oportunidade ao não proporcionar infra estrutura e divulgação da manufatura do tabaco. Quando voltar da minha viagem, volto aqui para contar... Abs

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo viajante,
    Suas experiências culturais em viagens são realmente fascinantes. Obrigado por compartilhá-las conosco. Com relação à postagem sobre a cidade bahiana de São Gonçalo sugiro que você reveja seus adjetivos para qualificar uma terra que não é a sua. Não sou baiano, mas me senti ofendido pela forma com a qual você se expressou. Você me parece ser um rapaz culto e bem educado. Não é de bom tom se referir a uma cidade na qual as pessoas lhe acolheram bem em tais termos. No mais desejo-lhe boa sorte e excelentes viagens.

    ResponderExcluir
  6. Essa é a diferença entre um jornalista e um blogueiro...

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Caro viajante como pode ser tão mal educado chamando a cidade onde te recebeu tão bem de merda!! Acredito que em seu vocabulário existe palavras menos ofensiva para se referir a algo que n gostou .O mínimo que poderia fazer e pedir desculpas as suas palavras ingelizes...

    ResponderExcluir
  9. caro viajante, agradeço pelo post, de fato continua sendo rico em informaçao e único, é impressionante a carência sobre o lugar, ainda sem site ou qualquer outra melhor referência em 2019... eu tenho uma pergunta que me ajudaria no convencimento pela visita, vc. saberia me dizer, não importa o tempo passado, qual era o valor do dona flor na fábrica? e se havia opção de comprá-los sem anilha. agradeço seu tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo,

      Não sou o dono da postagem... mas como já fui lá, acho sei lhe responder.
      O valor do charuto comprado na fábrica não é muito mais barato que em qualquer outro lugar não.
      O que faz a visita à fábrica ser única é a oportunidade que vc tem de conhecer o passo a passo da manufatura dos charutos e de desfrutar da sabedoria dos 2 cubanos (Sr. Félix e Sr. Arturo).
      Não deixe de ir. Foi um dos melhores passeios que fiz em minha vida.
      Quanto à questão dos charutos sem anilha, vc deve conseguir comprar lá sim. Acho que sim.

      Até mais!

      Excluir