Os pontos fortes da Praia do Forte

A Praia do Forte mudou muitoooo nos últimos tempos. E, para ser bem sincero, mudou para melhor. As ruas foram asfaltadas, estabelecimentos de excelente qualidade foram abertos e a infra-estrutura está ótima. O problema é que com todo esse progresso os preços de tudo na Praia do Forte subiram muito.

Entretanto, existem duas coisas que não mudaram. Aliás mudaram, mas sua essência continua a mesma: o Projeto Tamar e a praia em si.

Essas duas coisas, para mim, são os pontos fortes da Praia do Forte. Claro que as pousadas, os bons restaurantes e o público repleto de gente bonita também são um incentivo para visitar o lugar, mas isso você pode encontrar em diversos outros lugares.

Bom, dessa última vez que eu fui para a Praia do Forte, eu fiz um bate-volta (em especial para não ter que gastar uma diára em alguma pousada de lá). Saí de Salvador às 9:00 da manhã com o carro da minha prima e pouco menos de uma hora depois já estava chegando na praia.

Chegando lá, a primeira coisa que eu fiz foi ir ao Projeto Tamar. Eu não lembrava que era tão legal. A entrada não é cara e é válida para o dia inteiro.

Eu aproveitei e comprei por mais 2,50 (meia-entrada) um ingresso para o Yellow Submarine, que é uma exposição que mostra animais das profundezas do oceano em um ambiente similar ao deles (escuro e muito frio, com a temperatura de 15 graus). O mais legal dessa exposição é que no final você pode mexer em um desses animais das profundezas. Enfim, por mais 2,50 vale à pena.


















Depois de ter rodado pelo Projeto Tamar, resolvi ir almoçar. Minha primeira opção foi o Souza, que ficava dentro do próprio projeto, mas o atendimento era tão ruim e a comida tão cara que eu mudei de ideia. Então eu e minha namorada e fomos em busca de comida em outro lugar.

***Quando eu estava na saída do Projeto Tamar, resolvi perguntar se teria alguma atividade com as tartaruguinhas mais tarde. Felizmente, para a minha sorte, era dia de abertura de ninhos. Se você for para a Praia do Forte e quiser ir para o Projeto Tamar, recomendo que você veja as atividades do dia >> http://www.tamar.org.br/centros_visitantes.php?cod=1

Continuando, como eu estava faminto e sem saco para procurar muito, fui ao primeiro restaurante que achei agradável e com preços razoáveis: Amici de Capri, bem perto do Projeto Tamar e quase na frente da praia. Os pratos são excelentes, bem servidos e existe a possibilidade de pedir um menú executivo.

Depois do almoço, resolvi tomar sol e nadar no mar. E, o melhor de tudo, eu não passei mal!


Primeiramente deixei minha namorada se bronzeando no sol enquanto eu fui no mar. Depois, nós dois caminhamos pela praia até um ponto repleto de piscinas artificiais, formadas por rochas debaixo d’água. A água é totalmente transparente e você nada com os peixes!

Depois de tudo isso, às 16:00 voltamos ao Projeto Tamar. Era hora de alimentar os tubarões e depois era hora da abertura dos ninhos.

Eu já tinha ido na Dolphins Cove na Jamaica, onde você pagava cerca de 100 dólares para interagir com os tubarões (coisa que eu não fiz). No Projeto Tamar você passa a mão nos tubarões e ninguém te cobra mais nada por isso. Enfim, muita gente mete o pau no turismo brasileiro (e muitas vezes com razão), então eu acho bom ressaltar quando acho uma coisa legal ou vantajosa em relação às coisas de fora.



Finalmente, às 17:00, foi o momento da abertura dos ninhos. Se você gosta de animais como eu, isso é uma experiência única. Você vê as tartaruguinhas nascendo e depois pode passar a mão nelas.

 
















Por último, foi o momento de ver as tartaruguinhas correndo para o mar ao pôr-do-sol. Como eu sou chegado a uma jogatinha, apostei com a minha namorada qual seria a tartaruga vencedora. Eu perdi, e ela ganhou um sorvete.

Saímos da Praia do Forte quase às 19:00 para voltar para Salvador. No caminho, só tinha mais uma última parada: o Outlet Premium, na estrada. Minha namorada estava sendo muito parceira, então merecia um mimo.

Para quem quiser fazer um bate-volta para a Praia do Forte como eu fiz, existem duas maneiras: a 1ª é alugar um carro, que vai custar acima de 100 reais só o aluguel; a segunda é ir em um ônibus ou van de uma agência de turismo local (existem várias agências no centro da cidade e algumas no próprio aeroporto), que pode sair mais barato, mas você perde um pouco da sua liberdade.

Enfim, é isso. Espero ter te ajudado e boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário