Salvador – Informações e dicas que você não vai encontrar na maioria dos guias turísticos

Como já disse anteriormente, eu tenho família em Salvador, por isso tive acesso a muitas informações e mordomias que a maioria das pessoas não tem. Nesse post pretendo colocar informações sobre praias, preços (justos) de algumas coisas e trajetos de circulação.

Eu já tinha ido para Salvador duas vezes antes: a 1ª, com a minha mãe, que me ensinou muito sobre a história e a cultura da cidade; a 2ª, com meu pai, que fez questão de me mostrar todos os puteiros que ele já tinha freqüentado, além dos pontos onde ele e os amigos tomaram porres legendários.

Dessa vez, fui só com a minha namorada e fiquei hospedado na casa da minha prima, em Stella Maris. Todo mundo sempre me falou de como o povo baiano é hospitaleiro, mas mesmo assim eu ainda fiquei surpreso no quanto fui bem tratado durante toda minha estadia em Salvador.

Stella Maris, para quem não conhece, é a melhor praia de Salvador. É limpa, sem muita farofada, com águas cristalinas e areia fofa para caminhar. Em compensação, eu não recomendo a ninguém se hospedar lá sem ter o suporte familiar que eu tive. Stella Maris é muitoooooo longe do centro, mas muito mesmo. Porém, se você for para Salvador, vale à pena passar um dia curtindo a praia de lá.


**Próxima a Stella Maris está Itapuã. Lembra da música de Vinicius de Moraes, “Passe uma Tarde em Itapuã”? Então, esqueça ela e não passe nem um minuto sequer em Itapuã. Hoje em dia o lugar é agitado, comercial e extremamente PERIGOSO! Atualmente a letra da música estaria mais para “Seja assaltado em Itapuã”.

Bom, caso você queira curtir uma boa praia e não tenha como ir para Stella Maris, vá para a Praia da Barra, do lado do Farol da Barra, que é a melhor praia urbana de Salvador. É ótima para tomar sol e banho de mar.

Agora, Salvador é uma cidade que não se resume só a praias. Longe disso. A história e cultura de Salvador são muito ricas.

Os pontos turísticos imperdíveis, na minha humilde opinião, são: a Igreja de São Francisco (igreja do ouro), o Pelourinho, a Igreja do Carmo (igreja do Cristo adornado com 2000 rubis), o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda e Farol da Barra. Para quem é cristão, como eu, vale a pena ir também na Igreja do Bonfim, mas ela é mais afastada (e, ao contrário do que muita gente pensa, não é de lá que saem as famosas fitinhas, e os ambulantes das redondezas vão vendê-las bem acima do preço).

Se eu puder te recomendar um percurso/trajeto pelos principais pontos de Salvador em um único dia, é o seguinte:


1- Acorde cedo e vá para a Igreja do Bonfim. Tente chegar lá até as 10:30 da manhã. Aproveite para benzer as fitinhas que você provavelmente vai levar de lembrança para quase todo mundo, e não se esqueça de fazer três pedidos ao amarrar a sua em algum lugar. Detalhe, não deixe para comprar as fitinhas na hora porque os ambulantes vendem por muito mais caro. E fique atento aos horários e dias das missas>             http://www.visiteabahia.com.br/visite/salvador/cultural/igrejas/iindex.php?id=50


2- Da Igreja do Bonfim, pegue um ônibus e vá para o Comércio. Lá eu sugiro que você ignore o Mercado Modelo em um primeiro momento e suba direto o Elevador Lacerda. Depois ande até o Pelourinho. Fique a vontade para entrar nas lojinhas e tirar suas fotos. O Pelourinho, de um modo geral, é um lugar muito legal. Dependendo do horário e da sua fome, aproveite para almoçar por lá mesmo no restaurante de comida típica do Senac. Custa 41 reais por pessoa, mas você pode comer a vontade diversos pratos da gastronomia baiana, incluindo sobremesas.


3- Depois do almoço, desça a ladeira do Pelourinho e suba a Ladeira do Carmo. Quase no topo dela está a igreja do Carmo. A visita é muito legal. Você pode conhecer a igreja, o claustro e a senzala (ou habitação dos escravos). A melhor parte da visita é a estátua do Cristo Adornado por 2000 rubis (cada rubi colocado para parecer uma gosta de sangue).

4- Volte para o Pelourinho continue andando até a Igreja de São Francisco. A Igreja é inteira de ouro e cheia de pinturas. A visita é imperdível.



5- Caminhe até o Elevador Lacerda, passando pela Praça da Sé, e desça até o Mercado Modelo. Agora sim vá conhecê-lo. Muita gente fala que o Mercado Modelo é um dos lugares mais caros para se comprar coisas de Salvador. Honestamente, eu achei o contrário. Especialmente devido à quantidade de oferta que facilita a negociação. Vou colocar aqui em baixo o preço justo de algumas coisas.



Canga – de 18 a 25 reais (dependendo do modelo e do tecido)
Camiseta – de 12 a 28 reais (dependendo do modelo e do tecido)
Fitinhas do Senhor do Bonfim – 10 fitinhas por 2 reais
Acarajé – de 4 a 7 reais (dependendo do que você quiser colocar)

** Quando for ao Mercado Modelo, procure por uma cocada chama Molenguinha. Melhor cocada que já comi na minha vida.

6- Por último, pegue outro ônibus e vá para o Farol da Barra. Tente chegar até às 17:30, porque às 18:00 não é mais permitida a subida de visitantes no farol (o que não te impede de visitar o museu náutico). Ali, na minha opinião, você vai poder ver o pôr-do-sol mais bonito de Salvador, e, talvez, também o da sua vida.



Enfim, essas são todas as minhas dicas para curtir praia, história e cultura em Salvador. Se você tiver a chance de ir para lá, vá, porque é uma cidade animal!

2 comentários:

  1. Show de bola, deu vontade de conferir.

    ResponderExcluir
  2. A cidade é maravilhosa mesmo! Estou no inicio do meu blog, e la estou publicando algumas maravilhas da BAHIA, comecei falando de Porto Seguro, e em breve publicarei sobre Salvadoor! Parabéns pelo post de vocês, ameiiii!

    ResponderExcluir