Veneza é um destino mágico, apaixonante e único no mundo. Para quem gosta de viajar é um local obrigatório para se conhecer. Para ir para lá é bom estar acompanhado, porque, caso contrário, existe uma possibilidade de um pouco de solidão abater o viajante que estiver sem ninguém para curtir os momentos. Não estou dizendo que é 100% necessário ir com alguém, mas a cidade fica mais mágica com uma companhia amorosa, hehe.
Para ir para lá a rota que eu recomendo é SP - Roma e depois Roma - Veneza. Chegando no aeroporto Marco Polo, é só pegar um ônibus que vai para a Piazzale Roma (demora uns 30 minutinhos no máximo até lá). Depois que você chegar em Veneza é só pegar um vaporetto (uma versão aquática de transporte público) e descer na parada mais perto do seu hotel.
No meu caso fiquei no hotel Abbazia (
http://www.abbaziahotel.com)
, que foi uma excelente escolha e ficava do lado da estações ferroviária e rodoviária. Se for para Veneza recomendo muito ficar neste hotel que é sensacional em todos os aspectos, inclusive no preço que é bem barato por tudo o que oferece.
Para conhecer Veneza eu recomendo ficar por lá por no minímo 4 noites. No meu caso fiquei 6, sendo que aproveitei para conhecer também Verona, Cortina d'Ampezzo e algumas ilhas da lagoa. Tem muita gente que diz que ficar mais que 3 dias na cidade enjoa, mas são pessoas imbecis. Cada momento que se passa em Veneza é incrível, e a quantidade de coisas a se conhecer por lá é enorme.
Muita gente também diz que a cidade fede, mas eu não senti nada. Só que eu fui no inverno, e dizem que no verão é que a coisa pega, ams para quem vive em São Paulo, Rio ou Salvador, não vai ser nada demais, garanto.
O único problema de lá é a sensação térmica. Graças a água quando se está frio se sente muito frio (foi o que eu passei) e quando se está calor se sente muito calor, então lembre-se disso ao fazer a mala.
O lugar mais famoso de Veneza é sem dúvida a Piazza San Marco, com a Basílica, o Palazzo Ducale, o Museo Correr e o Campanário que dá uma vista aérea da cidade. Isso dura um dia inteiro, ou, dependendo da pessoa, até mais.
Outra coisa que é própria da cidade são os passeios de gondola que, mesmo parecendo uma armadilha turística, eu recomendo extremamente. Somente quando se está numa gondola você admira a cidade do jeito que ela foi projetada para se admirar. Quando eu estava programando minha viagem vi muitas opiniões diferentes a respeito do preço para um passeio de gondola, mas chegando lá um gondoleiro me cobrou 60 euros e me disse que a tarifa normal para o passeio era 80, porém que eles cobram mais se for para cantar e se o passeio for a noite.
Além das gondolas, outra coisa própria de Veneza são as máscaras. São inúmeras as lojas e atelies de máscaras da cidade, mas cuidado, alguns vendedores são desonestos e vendem máscaras chinesas e não venezianas. Na hora de escolher uma máscara peça informações sobre o material de que é feita, o que a máscara representa e não se esqueça de EXIGIR um certificado contendo o nome e o endereço do negociante. A loja que eu recomendo e onde eu comprei minha máscara é a Ca' del Sol (
http://www.cadelsolmascherevenezia.com/)
, onde se pode conhecer o ateliê onde todos os artigos são feitos e as máscaras são obras de arte. Outra loja legal e com preços em conta é a Ca' Macana (www.camacana.com)
A última coisa famosa de Veneza é a ponte do Rialto e seu mercado próximo. A ponto por si só já é uma coisa incrível, mas combinada com a vista do grande canal fica sensacional. Lá também se encontram muitas lojas legais de coisas tipicamente venezianas como chapéus de gondoleiro legítimos, máscaras, artigos de vidro e coisas de papelaria.
E depois de ter conhecido a Piazza San Marco, ter feito um passeio de gondola, comprado uma máscara, negociado alguma lembracinha na Ponte do Rialto, você pensa que não vai ter mais nada para fazer? Muito pelo contrário, o labirinto de canais e ruas da cidade oferece muitas outras atrações como o Museo Naval, a Academia de Arte de Veneza, o campo de Santo Stefano (meu chará), o teatro La Fenice, o pequeno palazzo Ca D'Oro, entre várias outras coisas.
Veneza é incrível, e todos os dias que eu saía nas ruas eu ficava de boca aberta e agradecia a Deus pela viagem que eu estava fazendo. E tenho certeza que se você for vai fazer o mesmo.