Veneza - Comer e Beber

Na Itália é quase impossível se comer mal. Conheço só uma pessoa que foi lá e reclamou da comida, meu tio Alfredo, também conhecido como tio imbecil. Mas mesmo se você não for um imbecil pode comer mal na Itália por um simples motivo: os malditos asiáticos. Isso mesmo, indianos e chineses abrem cada vez mais negócios na Itália e fazem um serviço porco, enganado turistas e fodendo trabalhadores italianos, pelo menos foi o que me disseram lá. Embora essa analíse seja muito preconceituosa, ela tem um fundo de verdade. Nos únicos 2 restaurantes onde comi mal, fui atendido por um indiano e uma chinesa. Por isso, veja se no local escolhido para fazer sua refeição a maioria de trabalhadores são asiáticos ou italianos.
Muito bem, tendo feito minha advertência agora é a hora de fazer minhas recomendações. No Cannaregio e no Dorsoduro ficam os restaurantes desconhecidos típicos venezianos onde se come muito bem e muito barato. Existem bolinhos chamados de cicchetis típicos da região que são deliciosos e não se deve sair de lá sem prová-los. Embora peixes e frutos do mar são a especialidade em quase todos os cardápios, quem não come nada oriundo das águas como eu não precisa se preocupar, existem carnes e massas deliciosas em todos os lugares. Ah, nesses restaurantes desconhecidos peça sempre meio litro de vinho da casa para beber. O vinho é sempre bom e custa na maioria das vezes por volta de 10 euros.
Além dos restaurantes desconhecidos típicos venezianos existem também as casas de doces típicas venezianas que estão espalhadas por toda Veneza. Cada vitrine é um convite para entrar. O meu doce favorito era um negócio chamado Spumiglia com panna, que era basicamente um suspiro gigante colorido recheado de panna (chantily). Outro doce genial é o cannoli de creme, famoso na frase do Poderoso Chefão "Leave the gun, take the cannolis".
Bom, como já falei de coisas desconhecidas, devo também falar de coisas conhecidas. Existem dois lugares extremamente conhecidos e importantes para a gastronomia mundial em Veneza. O primeiro deles é o Harry's Bar, onde um prato simples de carpaccio custa 52 euros e um belini 16 euros (no site os preços são outros). Muita gente critica o Harry's Bar por ser simplista e careiro, mas a verdade é que lá se paga pela experiência de comer onde diversas pessoas importantes no cenário da política, da Arte e da ciência mundial já comeram, e onde diversos drinks e pratos foram inventados, entre eles o carpaccio (muito diferente do qual estamos acustumados) e o bellini (drink que só se pode tomar Veneza pelo pêssego de lá).
O outro lugar é o Caffé Florian, que é careiro mas é fora do comum no quesito doces. O cappuccino com panna é um gosto tão bom que você quase flutua, e os biscoitos são igualmente deliciosos. Vá, porque nem a conta vai fazer você se arrepender. Eu gostei tanto que fui até duas vezes.
Se você não for um boca de cabra (quem come lixo), em Veneza você vai se maravilhar não só com a arte, a arquitetura e a história, mas também com a gastronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário