Roma - Roma Cristã

Para quem é católico, quem é cristão, quem se interessa por religião, ou simplesmente quem gosta de história, Roma é um lugar sensacional para visitar, afinal é o local onde se encontra o centro do poder católico desde a época de São Pedro.
Eu sei, eu sei, a Igreja foi muitas vezes corrupta, e a Basílica de São Pedro com toda a sua opulência e riqueza contradiz tudo o que Jesus pregava sobre humildade e simplicidade. Porém, lá não deixa de ser um local sagrado para a religião católica, afinal é onde São Pedro está enterrado, ele que foi encarregado por Jesus de liderar a fé depois da crucificação e se tornou o primeiro Papa. Por isso o Vaticano ainda é um bom local para se entrar em contato com sua religião. Mas depois eu vou tratar melhor da Basílica.
Primeiro de tudo gostaria de falar sobre os Museus do Vaticano, que são sensacionais e onde eu recomendo começar o dia. São na verdade vários museus dentro de um grande museu. Lá você pode admirar estátuas e artefatos de diversas civilizações pré cristãs, tapeçarias, mapas e obras de arte da época medieval, e por fim você pode adentrar na Capela Sistina. Quando eu entrei na Capela Sistina não achei nada demais, porém resolvi me sentar um pouco e continuei olhando. Foi então que eu percebi uma coisa, as pinturas estavam saindo do teto, para onde quer que se olhasse. É uma coisa impressionante a genialidade de Michelangelo e o seu trabalho com perspectiva, e eu passei um bom tempo admirando impressionado aquele lugar que instantes antes eu tinha julgado uma cilada.
Depois de se dar uma boa olhada nos Museus do Vaticano, a fome também vai te abater, e eu não tenho nenhum lugar lá perto para recomendar, só recomendo não almoçar no café dentro do museu. Embora o café pareça bem legal, a comida é muito sem graça.
Bom, depois do almoço faça como eu e vá até a Basílica, e lá, sendo cristão ou não, admire toda a arquitetura e história do lugar. Uma coisa imperdível é a escultura denominada Pietà, também de Michelangelo. Mas fique atento com a hora, porque se já for tarde eu aconselho a não perder tempo e subir na cúpula da basílica (de elevador para não morrer de exaustão). De lá tem-se primeiramente uma vista de dentro da Basílica de São Pedro lá de cima, e depois sobe-se mais alguns degraus e tem-se uma vista de fora, de onde dá para ver a cidade inteira, o que é animal. Também é lá em cima (saindo) que tem a melhor lojinha de artigos religiosos aos melhores preços, caso você queira levar alguma medalinha benta do Vaticano.
Não sei se deve sobrar tempo, mas se sobrar caminhe até o Castel Sant'Angelo ali perto, que é o local onde está enterrado o antigo Imperador Adriano e posteriormente foi usado como fortaleza papal. É outro local bem legal de se visitar e com uma vista incrível de 360º da cidade. Mas se você for lento como eu e gosta de ir com calma em todas as coisas contente-se só com os museus e a basílica e depois outro dia vá para o castelo, e quando for aproveite e pegue um ônibus até a Piazza de Spagna lá perto, que foi o que eu fiz.
OBS: Aos domingos o Vaticano está aberto apenas na parte da manhã para a missa e às segundas o Castel Sant'Angelo está fechado

Nenhum comentário:

Postar um comentário