Ah, a Jamaica. Como posso descrever essa ilha maravilhosa de sexo, drogas e reggae? Acho que a melhor frase é "No problem", mas só se você ficar em um puta resort all inclusive como eu fiz. Eu sei, eu sei, parece uma coisa muito norte americana e capitalista e etc, mas todo mundo que vai em esquema de mochilão se ferra, porque a Jamaica não é um país tão seguro e tranquilo como todos pensam. Kingston, a capital, foi eleita a cidade mais violenta do mundo em 2009. E por isso existem os resorts all inclusive, para você encher a cara, comer como um porco, fumar maconha e curtir uma praia sem nenhuma preocupação a não ser se divertir. Para chegar lá o melhor jeito é pegar um voo até o Panamá, e depois outro para Kingston. No aeroporto, NÃO troque dólares americanos pelos dólares jamaicanos. Em todo o lugar na ilha se prefere o dólar americano do que o jamaicano, já que este último não vale nada. Em Kingston, pegue um transfer, previamente agendado, e vá para algum resort no litoral norte da ilha, que é onde estão as praias mais bonitas. Embora a ilha seja pequena, não é fácil transitar por ela, então gastam-se pelo menos umas boas 3 horas de carro do aeroporto até os resort nas praias ao norte. Continuando, NÃO fique em Kingston, a cidade é uma merda e não tem praia. As duas opções de cidades mais legais para ficar são Ocho Rios e Negril. Eu no caso fiquei no Breezes Trelawny, que não era em nenhuma cidade específica, mas sim na praia de Trelwany, e fiquei muito satisfeito, embora tenha algumas coisas que não saíram como prometido. Muitas pessoas ficam o tempo inteiro no resort, porque é all inclusive e se pode fazer diversos esportes aquáticos de graça, mas eu não recomendo fazer isso. Existem muitas coisas legais para se fazer na Jamaica como ir ao túmulo do Bob Marley, conhecer a fábrica de rum Appleton Estate, nadar com os golfinhos no Dolphins Cove, subir as Dunns River Falls (cataratas do rio Dunn), andar de cavalo no mar e nadar na Luminous Lagoon. Faça tudo isso com tours e prestadores de serviços especializados e de confiança do hotel ou de alguém que você conheça, por causa da questão da segurança.
A comida na Jamaica é muito boa e americanizada. Eles tem um molho especial chamado Jerk Sauce (segundo a tradução do meu amigo Kamal, molho de porra), que é como um barbecue só que melhor e mais apimentado, e eles cozinham frango e porco com esse molho e fica muito bom. Além do Jerk Pork e Jerk Chicken (porco e frango com Jerk Sauce), existe também um tipo especial de feijão e um suco de cana com limão muito bons. Se a comida é boa, a bebida também não é ruim, já que o rum tradicional dos piratas era da Jamaica. E quanto ao fumo, tanto de charutos quanto de maconha é excelente. Em muitos lugares vão te dizer para não fumar, porque é ilegal e tal, mas sério, é a Jamaica. Quando eu entrei no meu quarto de hotel, o cara que carregava minhas malas vendeu duas folhas de maconha para mim sem eu nem falar nada. Você não precisa procurar a erva, ela acha você. Se você estiver nadando no mar e falar alguma alguma palavra que sugira maconha provavelmente um cara com snorkle vai sair d'água e tentar te vender. E, o melhor de tudo, aquela frase do Capitão Nascimento sobre as crianças que morrem por causa de baseado não tem nenhuma conotação na Jamaica, por isso fume sem medo.
Tanto solteiro como acompanhado a Jamaica é um lugar maravilhoso para se visitar. Se estiver indo solteiro, saiba que a putaria rola solta e que existem muitos hotéis especializados nisso. E se for acompanhado saiba que está indo para um destino muito bonito e romântico.
Acho que o único grande problema da ilha é a mentalidade do povo que quer te vender tudo a preços altos e ficam irritados se você não compra ou não dá uma gorjeta alta. Acontece muito isso. Mas, se ficar irritado, acenda um blunt ou tome uma dose de rum que passa na hora.
Minha última recomendação é a época de ir. Os melhores períodos para ir para Jamaica são os meses de janeiro e fevereiro. Não vá em novembro porque é o período de furacões.
Minha última recomendação é a época de ir. Os melhores períodos para ir para Jamaica são os meses de janeiro e fevereiro. Não vá em novembro porque é o período de furacões.
Oi Stefano, tudo bem?
ResponderExcluirLi o relato da sua viagem para a Jamaica no blog A Vida a Passeio e gostei muito, pois é bem realista, diferente de muitos que vi em outros blogs, e por esse motivo gostaria de te pedir algumas dicas..
Vou tirar férias no fim de Agosto e pretendo passar alguns dias na Jamaica, e já ouvi que é bem perigoso, principalmente para mulheres sozinhas… E por isso surgiu o receio de ficar em hostel, gostaria de saber se você tem algum resort bacana e não extremamente caro para me indicar, onde seja seguro e também tenha uma vibe parecida com a de hostels.
Qualquer outra dica é super bem vinda!
Obrigada desde já!
Oi Claudia!
ExcluirEstou indo sozinha tb...
Estou pesquisando bastante sobre hostels, hoteis...
Porém achei os hoteis bem caros... Pretendo pegar um hostel e investir nos passeios.
Abraços.