A história da antiga civilização romana é uma coisa fascinante, e não há lugar melhor no mundo para se admirar os seus feitos do que a própria cidade de Roma.
A minha sugestão do melhor jeito de se ver a Roma Antiga é a seguinte:
Em qualquer dia da semana, menos domingo, vá até a estação de metrô Colosseo e conheça o famoso Coliseu. Cuidado com os gladiadores e centuriões ali perto, porque se você se meter a esperto e resolver tirar fotos sem querer pagar pode arranjar confusão. Quando eu cheguei no Coliseu vi um cara vestido de gladiador falando com um sotaque italiano para uma mulher americana que não quis pagar por uma foto a seguinte frase: "Hey, Sandra, you are a bitch!".
Continuando, depois do Coliseu, não recomendo entrar no fórum, porque são o monte de ruínas e é meio que uma perda de tempo, o que eu recomendo fazer é caminhar pela Via del Forí Imperiale e ir admirando as ruínas dos fóruns, e depois os Mercados de Trajano. Nos Mercados de Trajano não pague ingresso para entrar e admire as ruínas de fora. O ingresso é caro e não muda muita coisa admirar os restos da construção do lado fora sem entrar no museu propriamente dito.
Seguindo a caminhada se pode admirar o Monumento a Vitório Emanuelle, que foi o primeiro rei da Itália e o cara que a unificou em 1870. Quando eu fui, eu tive a sorte de ver uma parada militar, coisa que foi bem legal.
Do monumento siga para cima rumo ao Pantheon, passando a Piazza Veneza e virando à esquerda. Nessa hora a fome começa a bater, por isso recomendo almoçar por ali perto onde a comida é boa e barata.
Depois do almoço peça informações e ande até o Pantheon, que, na minha opinião, é o lugar que melhor representa a Roma Antiga no mundo todo ao invés do Coliseu.
O Pantheon é o templo antigo mais bem preservado nos dias de hoje e foi construído pelo general Agripa por ordem do imperador Otaviano Augusto em honra dos seus mortos. Posteriormente foi reformado e se tornou o Templo das Ideias, e depois o Templo de Todas as Divindades. Na era cristã virou basílica, onde o pintor Rafael foi enterrado e mais recentemente foi reformado pelo rei Vitorio Emanuelle e contém seu túmulo, juntamente com o de seu sucessor, o rei italiano Humberto I. É um lugar fascinante.
Após toda essa caminhada histórica eu recomendaria ir até a Piazza Navona lá do lado e continuar andando pelo cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário